terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Condições do Campus Pontal:

Os estudantes, professores e técnicos vêm enfrentando desde 2007 ,quando o campus iniciou suas atividades, a falta de infra-estrutura, falta de condições de permanência, trabalho e desenvolvimento da vida acadêmica:

- Para o ano que vem o Pontal precisará de 17 salas de aula para abrigar os calouros. Estas salas deveriam ter sido construídas até o final deste ano no terreno onde será o campus definitivo. Provavelmente em 2009 teremos o mesmo problema do início do semestre de 2008, quando os calouros chegaram e não tinham salas de aula garantidas provocando manifestações e agressões aos estudantes (calouros) e professores da UFU.
- Laboratórios: Atualmente no Pontal, cursos como Biologia e Física têm tido matérias canceladas por causa da falta de laboratórios e material de uso.
- A falta de professores para o Pontal também é preocupante. No curso de História neste segundo semestre, a disciplina “Didática” foi ministrada por uma professora “convidada” da instituição “particular” FEIT/UEMG.
- É preciso cobrar uma prestação de contas clara das verbas direcionadas para a construção e consolidação do campus Pontal.
- O Pontal tem a urgente demanda acadêmica de um curso de línguas gratuito. Há a verba para isto, o curso de Inglês para os técnicos já será oferecido, porque não para os estudantes?

Nesta pequena síntese dos problemas do Campus Pontal temos clareza que grande parte deles implicam em estrutura e por isso entendemos que um dos debates a serem puxados com prioridade é a construção do campus definitivo, que ofereça não somente salas de aula, mas estrutura para que a vida acadêmica possa ser desenvolvida plenamente.

Nenhum comentário: