A necessidade de construir a Chapa DialogAção surgiu a partir da criação do Coletivo de mesmo nome, no dia 20 de setembro, com a união de estudantes que viam a urgência de propor e fazer algo novo no Movimento Estudantil da UFU. Observou-se durante os meses de debates o processo de crise pelo qual passam os grupos de organização estudantil, tanto em nossa região, como no país. Durante este meio tempo, traça-mos os princípios gerais do nosso coletivo que refletiram em nossa chapa.
Nos basearemos no constante diálogo para a construção de nossas idéias e ações buscando um consenso entre as mais diferentes posições, para que assim possamos construir um posicionamento com os pontos positivos das diversas opiniões apresentadas. Também é impor-tante que realizemos avaliações das nossas ações para detectar e assumir os erros, pontuar os acertos e mudar visões equi-vocadas.
Uma grande preocupação é fazer com que nossos anseios sejam realmente os anseios dos estu-dantes e correspondam às suas necessidades, além de fazer chegar ao conhecimento de um número grande de estudantes os problemas da Universidade, o que acontece nela e os recursos aos quais têm direito. Nos sentimos na obrigação de realizar ações concretas e evitar a prática viciosa da crítica pela crítica - sem a sugestão e realização de mudanças. Sabe-mos do dever de criticar e agir sobre problemas estruturais e conjun-turais, mas é extremamente necessário solucionar os problemas cotidianos e imediatos de nós, estudantes. Seguiremos ambas as posições paralelamente.
Nossa obrigação de dialogar não se restringe apenas aos membros de nosso grupo, mas se expande a outros coletivos e grupos organizados que agem dentro ou fora da Universidade; professores; técnicos; administra-dores da Universidade e movi-mentos sociais. O que não significa que seremos submissos às demais visões e sim que estamos dispostos a construir tudo em conjunto, e quando não for possível, tomaremos partido de nossas idéias.
Sob estes moldes de diferenciação do que está posto atualmente no Movimento Estudantil, surge nossa chapa e neles se pautarão nossas propostas. Para isso contamos com a participação estudantil. Queremos apresentar aqui nossas propostas que não estarão fechadas, e sim aguardando novas sugestões, críticas e considerações de quem se dispuser a construir algo novo e melhor conosco. Nossa chapa ainda não está fechada, ela aguarda a sua participação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário